terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Gratidão a familia


Há alguma dificuldade em realizar a terceira tarefa, por se tratar de um conceito para mim questionável. Ouço de muitos que depois de casamos nossa família é a que construímos, marido e filhos e isso me incomoda profundamente. Inclusive é motivo de séria desavença entre eu e minha única irmã sanguínea.
Entendo como família obviamente a sua origem: meus pais a quem devo muito, mais que tudo, afinal sou quem sou devido a base que eles me deram. Valores que hoje são raros e me impedem até mesmo de comer um simples chocolate no mercado antes de pagar. Valores esses que ensino a meus filhos que são a ponta do outro extremo de minha família: filhos tão diferentes, tão únicos, tão meus... Agradeço cada dia ter mais um dia de convivência com eles, os que ainda estão debaixo de minha asa e agradeço os valores que norteiam as escolhas do que já alçou voo.
As mulheres de minha família foram exemplos de força e beleza, doçura e retidão. Tão lindas... Agradeço a cada uma e a todas os seus exemplos, dados mesmo que sem consciência, e tem os meus tios. Primos? Somos 30 de primeiro grau e a cada um devo muito, muitas historias. Desde o enterro de peixinhos na infância, brigas pelo miolo da alface, deixarem eu fazer gol (sempre fui e sou perna de pau) até assuntos sérios como a faculdade que escolher, como morar em república, até passear para que eu fumasse escondido no enterro de meu pai. Uns mais perto, outros mais longe... Sou imensamente grata a cada um deles e a todos eles por cada olhar, gesto, palavra...
Filhos de primos, esposas de primos, ex esposas de primos que ficam na família agregando seus novos companheiros e filhos e tudo da família. Amigos de tia que conheço desde que me conheço por gente e até hoje chamo de tia e para mim é da família. Vizinha de minha mãe que me viu crescer e recentemente ficou viúva, choramos juntas, ela é da minha família. Agradeço a oportunidade de cada um desses encontros.
Chamo de irmão um jovem que conheci aos 17 e nesse mesmo dia nos batizamos de irmãos e agora somos vizinhos e ele trata minha mãe com o mesmo amor que trata a dele, ele é meu irmão. Minha comadre que ainda está na UTI e me abraçou quando estive lá para vê-la e ela sussurrou em meu ouvido que sou a irmã que ela não teve, sim ela é minha irmã.
Agradeço a chance de enxergar uma família em cada um que me ajuda a enfrentar os desafios de evoluir, agradeço a cada um que ajudou a me tornar que sou.
Minha família é imensa. É minha escolha não estreitar os laços mas sim agregar.
É minha escolha pensar em minha família como a todos que cruzaram e cruzam meu caminho me entregando um pouco de si e levando um pouco de mim.

Tarefa de agradecer a família realizada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário